Plantas tóxicas foi um dos assuntos abordados no Bio na Rua 2017, projeto de extensão promovido pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem o objetivo de integrar a população à Universidade, através da divulgação científica.
Para alertar a população sobre os perigos das plantas ornamentais, os alunos tomaram como base o livro “Plantas Tóxicas ao alcance de crianças: transformando risco em informação”, de autoria de pesquisadores da Fiocruz, além de materiais informativos disponibilizados pelo Sinitox.
Comigo-ninguém-pode, Espada-de-São-Jorge, Coroa-de-Cristo e outras espécies foram mostradas para os visitantes do estande sobre Plantas Tóxicas.
Segundo Atiles Reis, um dos integrantes deste projeto, um evento desse porte ajuda a difundir conhecimento científico para a sociedade. “Conseguimos atingir um número considerável de pessoas e as informações contidas nos folders do Sinitox foram cruciais, pois grande parte das pessoas que tivemos contato não tinha ideia da toxicidade das plantas presentes em suas residências”, diz.
O evento é organizado anualmente e esta edição ocorreu na Quinta da Boa Vista, localizada no bairro São Cristóvão, dia 21/10.
(Foto Divulgação)
O folder sobre Plantas Tóxicas está disponível para download na seção Materiais Educativos do nosso site, e o livro utilizado neste projeto pode ser retirado gratuitamente no endereço do Sinitox. Interessados devem agendar um horário através do Fale Conosco.