Início do conteúdo

03/12/2018

Polos de soro para acidentes ofídicos

por Alexandre Ressurreição

O Sinitox disponibiliza em seu site lista atualizada dos polos de soro para atendimento de acidentes ofídicos no Brasil. Esta iniciativa visa ampliar a divulgação dos polos e contribuir para o melhor aproveitamento da soroterapia, uma vez que o tempo decorrido entre o acidente e o atendimento é fundamental para eficiência do tratamento.

 

Foram catalogados cerca de 2 mil polos em todo o território nacional onde o acidentado pode receber, gratuitamente, o soro antiofídico. A lista foi elaborada através do contato com as secretarias estaduais de saúde de cada estado brasileiro, que informaram seus respectivos polos em que o serviço encontra-se disponível.

 

O documento está sendo apresentado em uma versão inicial. A ideia é que seja elaborado um mapa completo com as informações dos polos. Esse trabalho é fruto da dissertação de mestrado de Nathalie Citeli, aluna egressa do programa de pós-graduação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), com orientação de Mônica Magalhães e Rosany Bochner, pesquisadoras deste instituto.

 

Acesse o documento:

 

Voltar ao topoVoltar