Início do conteúdo

17/12/2018

TV INES discute intoxicação por plantas tóxicas

por Alexandre Ressurreição

Você sabia que muitas plantas, mesmo aquelas que parecem inofensivas, podem provocar danos à saúde pelo contato ou pela ingestão acidental? Para responder essa pergunta, o programa Panorama Visual da TV INES, canal brasileiro com conteúdo acessível à comunidade surda, convidou Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox, para falar sobre o perigo das intoxicações por plantas tóxicas. O programa alertou que essas plantas podem estar presentes em diversos ambientes, como, prédios, casas e ruas, e que as maiores vítimas desses acidentes são crianças pequenas e animais domésticos.

 

Rosany revelou que uma das plantas que mais está relacionada a esses acidentes é a Comigo-ninguém-pode, muito cultivada em casa ou estabelecimentos comerciais por ter relação com crendices populares. A pesquisadora também contou que as intoxicações por plantas tóxicas podem desencadear diferentes manifestações clínicas, variando conforme a substância que está presente na planta. “Elas podem causar desde manifestações gastrointestinais [náuseas, vômitos e diarreias], até sintomas que vão afetar o coração, pulmão e respiração”, disse.

 

O programa também alertou que adultos não estão livres desses acidentes e devem ficar atentos, por exemplo, realizando atividades de podas com uso de luvas e roupas apropriadas, bem como não devem comer frutos ou consumir chás de plantas desconhecidas.

 

Confira:

 

 

 

Voltar ao topoVoltar