Início do conteúdo

06/12/2016

Informação, educação e entretenimento

por Alexandre Ressurreição

Prevenção de intoxicações em crianças é tema do debate que ocorrerá na próxima semana, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Promovido pelo Centro de Estudos, o evento tem como objetivo apresentar o panorama das intoxicações infantis e algumas estratégias que podem evitar estes acidentes. De acordo com dados do Sinitox, crianças são as principais vítimas de envenenamentos acidentais no Brasil. Nos últimos dez anos, cerca de 20% dos casos notificados pelo Sistema corresponderam a acidentes ocorridos com menores de 4 anos, o que mostra a necessidade de cada vez mais se pensar diferentes formas preventivas para contornar este quadro.

 

Para enriquecer as discussões sobre a questão da prevenção (pelo foco da educação ou do entretenimento), o encontro será marcado pela multidisciplinaridade, sendo a mesa de debate composta por representantes do Centro de Controle de Intoxicação de Niterói, do Instituto Vital Brazil, do Museu da Vida (Fiocruz) e do grupo de pesquisa Jogos e Saúde (Serviço de Multimeios/Icict), que apresentará o jogo digital “Quem deixou isso aqui?!”, cuja temática é a prevenção de intoxicações no ambiente doméstico.

 

O evento acontecerá dia 12/12, no auditório do Icict, das 13h30 às 16h30. Vagas limitadas à capacidade do espaço. Confira abaixo a programação e os procedimentos para fazer a inscrição:

 

 

Conhecendo o jogo

 

“Quem deixou isso aqui?!” foi resultado de uma parceria entre o Sinitox e o grupo de pesquisa Jogos e Saúde a fim de oferecer à população uma ferramenta no campo do entretenimento para conscientizar sobre os perigos existentes no ambiente doméstico, que podem levar a intoxicações. A personagem do jogo é Aninha, uma garotinha que circula pelos cômodos de uma casa enquanto se depara com inúmeras situações de risco. O jogador tem a função de proteger a criança, que o tempo todo quer mexer em vários produtos tóxicos e muito comuns em uma residência, como, medicamentos, cosméticos, materiais de limpeza, inseticidas e plantas.

 

 

Para manter-se informado sobre as novidades deste jogo, acesse aqui.

Voltar ao topoVoltar