Início do conteúdo

04/08/2017

Viagem segura

por Alexandre Ressurreição

Viajar é bom demais! Conhecer outras culturas, experimentar outros tipos de culinária e fazer novas amizades são algumas expectativas de quem está arrumando as malas prestes a explorar um novo destino. Mas para que o passeio não cause transtornos, é necessário planejamento e seguir alguns procedimentos antes, durante e após a viagem. 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dá algumas dicas para quem vai viajar para outras regiões do país ou para o exterior. Cuidados com vacinação e com o consumo de alimentos estão entre as orientações contidas no guia de bolso da saúde do viajante, criado pela Anvisa.

 

A ingestão de água e alimentos contaminados é a principal causa de intoxicação alimentar no viajante e pode causar sérios problemas à sua saúde, como diarreia. Por isso, ter atenção à natureza e à qualidade dos alimentos é de extrema importância para evitar passar por maus momentos em terras estrangeiras.

 

Algumas dicas de prevenção:

 

Tenha atenção à temperatura do alimento exposto para venda;

 

- Verifique se o alimento está bem cozido;

 

- Evite consumo de frutos do mar crus;

 

- Não consuma preparações culinárias que contenham ovos crus;

 

- Consuma com moderação alimentos exóticos, seja prudente;

 

- Evite alimentos vendidos por ambulantes.

 

Outra dica importante é procurar com antecedência um serviço de saúde para receber orientações quanto a medidas sanitárias que precisam ser tomadas. De acordo com o destino, é recomendado que o viajante seja imunizado contra alguma doença.

 

Alguns municípios brasileiros oferecem atendimento direcionado a quem vai viajar. Por exemplo, residentes do Rio de Janeiro podem contar com o Ambulatório de Medicina do Viajante do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), para obter informações sobre prevenção e tratamento de doenças, tornando sua viagem mais segura do ponto de vista sanitário.

 

Clique na imagem abaixo e conheça o centro de saúde do viajante mais perto de você:

 

 

 

Voltar ao topoVoltar