Início do conteúdo

12/05/2017

Uso racional de medicamentos

por Alexandre Ressurreição

A fim de ampliar o debate sobre uso racional de medicamentos, o programa Conexão Futura, do Canal Futura, exibido na última segunda-feira (08/05), colocou na pauta de discussões o grande índice de intoxicações humanas por medicamentos. Os números destas intoxicações superam os das intoxicações originadas por outros agentes tóxicos, por exemplo, agrotóxicos, produtos de limpeza e cosméticos. Para este debate, foram convidados Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox, e Marcus Athila, presidente do Conselho Regional de Farmácia do estado do Rio de Janeiro.

 

Durante o programa, Rosany abordou questões que levam a intoxicações com medicamentos, como, uso inadequado destes produtos, erro de administração, automedicação e prescrição médica inadequada. Em relação à automedicação, Athila comentou que esse mau hábito vem diminuindo no estado do Rio de Janeiro, cuja atuação do farmacêutico nas farmácias junto à população está contribuindo para a mudança deste cenário.

 

Outras questões discutidas no programa foram: a relação médico-paciente e a importância de sair da consulta médica sem dúvidas de como utilizar os medicamentos; o perigo de se guardar muitos medicamentos dentro de casa, principalmente quando existe a presença de crianças e como minimizar os riscos inerentes à polifarmacoterapia em pacientes idosos.

 

O programa foi disponibilizado na Internet e pode ser visto no site do Conexão Futura.

 

Apresentado por Eliane Benício (Canal Futura), programa debateu o uso racional de medicamentos

 

 

Confira também a cartilha para promoção do uso racional de medicamentos elaborada pelo Ministéro da Saúde: Cartilha - PDF

 

Voltar ao topoVoltar