Início do conteúdo

28/12/2016

Eu já usei dados do Sinitox

por Alexandre Ressurreição

“Eu já usei dados do Sinitox” é o nome da campanha criada para fortalecer as ações do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, que ressalta os benefícios sociais gerados pela publicação das estatísticas realizada por este Sistema. Para participar desta campanha, alguns pesquisadores que fazem uso dos dados divulgados pelo Sinitox foram convidados a gravar depoimento sobre a importância do Sistema.

 

(Arte: Vera Lucia Fernandes de Pinho - Ascom/Icict)

 

Desde 1985, o Sinitox divulga os números dos casos e dos óbitos por intoxicação, notificados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica, presentes em vários estados brasileiros. A partir de 2005, esta atribuição foi ratificada pela Anvisa através da RDC 19/2005, que criou a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat). No entanto, as publicações das estatísticas vêm sendo prejudicadas nos últimos anos em decorrência do enfraquecimento desta rede. Por falta de recursos, alguns centros foram fechados, e outros se desligaram da Renaciat. Tudo isso resultou na diminuição de unidades participantes das estatísticas nacionais, que deixaram de encaminhar suas notificações de intoxicação ao Sinitox.

 

(Fonte: Sinitox)

 

O Sinitox e a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz vêm se mobilizando para desenvolver estratégias para reverter esse quadro, inclusive no que tange o apoio aos Centros, que estão na linha de frente, prestando orientações à população e aos profissionais de saúde.

 

As estatísticas publicadas pelo Sinitox possuem uma grande importância social, pois revelam os problemas relacionados à intoxicação no Brasil. Através destas publicações puderam ser realizados inúmeros estudos sobre esta questão ao longo de todos estes anos. E, pensando nisso, durante a campanha “Eu já usei dados do Sinitox”, além do depoimento dos pesquisadores, também pretende-se criar um ambiente no site com várias publicações que utilizaram as estatísticas do Sistema. Todos aqueles que utilizaram os dados do Sinitox podem enviar seus trabalhos para sinitox@icict.fiocruz.br e retirar uma camisa de apoio à campanha no endereço do Sinitox.  

 

Confira os depoimentos da campanha aqui

Voltar ao topoVoltar